Blog

Como melhorar a qualidade do leite no Nordeste?

Na atualidade, a garantia de entregar leite de qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Quem entrega um produto com qualidade inferior ou que não está em conformidade com as leis estabelecidas estará destinado a ser menos competitivo e, consequentemente, poderá perder mercado. Com a constante necessidade de melhoria da…

Leia mais

Doenças da reprodução em bovinos: quais são as principais doenças? Como diminuir suas incidências?

Quando iniciamos uma discussão sobre problemas de saúde em animais de produção, falamos essencialmente sobre falhas nutritivas, de manejo, infestação por endo e ectoparasitas e níveis de estresse. Porém, quando as doenças relacionam-se com a reprodução, essa discussão precisa ser feita de uma maneira ainda mais séria, pois problemas reprodutivos resultantes de enfermidades reprodutivas afetarão…

Leia mais

Brucelose: doença crônica que afeta o rebanho e, principalmente, o bolso do produtor!

A brucelose é uma doença infecciosa crônica que tem incidência em todo o território nacional. Tal enfermidade atinge principalmente a reprodução de vacas adultas e prenhas. Machos e animais jovens são também suscetíveis, mas em menor grau.  Pode ser diagnosticada em qualquer rebanho, não considerando a forma de criação e a exploração econômica às quais…

Leia mais

Vacas de Aluguel: por que tratá-las como animais especiais no rebanho?

Nos últimos anos, observamos uma constante evolução da produtividade da pecuária brasileira, elevando a importância do Brasil no contexto mundial da produção de alimentos. Tal evolução está associada às evoluções tecnológicas e científicas provindas do uso de várias biotecnologias reprodutivas com foco na elevação da eficiência dos animais, aumentando o número de descendentes com melhor…

Leia mais

Stayability: manter a vaca por mais tempo no rebanho para aumentar a lucratividade!

A lucratividade da atividade pecuária está relacionada a diversos fatores como a relação entre a melhor (e mais econômica) alimentação e a maior produção, a negociação entre o produtor e o mercado na compra de insumos e na venda do produto final, o uso de confinamento, entre diversos outros fatores. Além disso, novas biotecnologias reprodutivas,…

Leia mais

Vale a pena investir em touros melhoradores?

A pecuária brasileira, seja leiteira ou de corte, é considerada um dos principais pilares que garantem o superávit do agronegócio no Brasil. Planejamentos zootécnicos, nutricionais e sanitários estão entre os principais fatores que contribuem para o sucesso produtivo do setor. Outro fator, que tem extrema relevância neste processo é o melhoramento genético agregado ao manejo…

Leia mais

Mastite e suas implicações econômicas na pecuária leiteira

Rebanhos leiteiros podem ser acometidos por algumas enfermidades que resultam em diminuição produtiva e gastos não esperados. Dentre essas doenças, a mastite é a de maior importância. Caracterizada como sendo uma inflamação da glândula mamária, a mastite é causada por diversos tipos de microrganismos, sendo as bactérias os principais agentes. Estima-se que a mastite seja…

Leia mais

Use as qualidades do Guzerá em cruzamentos e tenha sucesso produtivo!

Devido à grande extensão territorial, o Brasil apresenta diversas condições climáticas em um mesmo período. Temperaturas altas em algumas regiões, clima seco com baixas temperaturas em outra, além de chuvas regulares localizadas e escassas em outras. Tal discrepância acentua os desafios na criação de animais de produção, inclusive para a região Nordeste. Como características gerais,…

Leia mais